Por Tamara Lubrano Damianovic*

Atualmente, presenciamos calçados, roupas e acessórios esportivos saindo das quadras e academias e chegando com tudo nas ruas, nos escritórios e nos eventos sociais mais diversos. Essa migração é super positiva! É a modernidade, o conforto e a informalidade quebrando o gelo de séculos de regras de vestimenta rígidas e sem graça. Mas será que vale a pena valorizar a estética e o estilo mais do que a própria segurança e performance na prática de exercícios? A migração de itens esportivos para as ruas acontece bem, mas o caminho inverso muitas vezes causa lesões e constrangimentos para quem pratica exercícios.

O equipamento esportivo é importantíssimo para assegurar a performance e a segurança dos atletas e dos praticantes de atividade física em geral, eles podem inclusive, compor um look super atual e confortável para um evento de moda, no trabalho, ou para ir a um almoço com a família ou amigos. Porém, um item exclusivamente fashion ou casual não cabe em um treino de corrida ou musculação. Tenho notado nas academias, pessoas treinando musculação usando sneakers como All Star e Keds e, em seguida, indo para a esteira fazer o treino aeróbio com o mesmo tênis. Já vi meninas treinando com top “tomara que caia” e calça jeans. E por mais que o professor oriente que aquela não é a vestimenta adequada, o aluno insiste em treinar dessa maneira.

Imagine uma mulher usando calça de malha bem ampla e fluida feita para a prática de yoga em uma aula de Jump no trampolim. A calça é linda, veste super bem e valoriza o corpo dessa mulher, mas na aula de Jump ela pode tropeçar na própria calça e cair do equipamento causando um acidente, que pode ser grave, e ainda criar um grande constrangimento para ela mesma e entre as pessoas ali presentes.

Um sneaker colorido e super moderno é lindo e mostra que a pessoa tem estilo marcante ao usá-lo, mas correr na rua com esse calçado pode causar sérias lesões nas articulações, já que esse tipo de tênis não conta com um sistema de amortecimento na entressola, e dependendo do acabamento da área interna do calçado, pode ocasionar ferimentos nos pés e deformidades nas unhas.

É possível estar moderno e cheio de estilo usando a roupa, o calçado e os acessórios corretos e específicos para a prática da atividade que você escolheu. Hoje em dia as marcas esportivas investem muito em modelos, cores, tecidos e tecnologias que valorizam qualquer corpo e tom de pele, basta fazer a escolha certa que o investimento terá valido muito a pena.

Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão de tema, entre em contato comigo pelo e-mail, Instagram ou pelo site da Life Marketing Esportivo.

*Tamara Lubrano Damianovic é consultora de estilo pessoal, head da LUB Estilo. Para saber mais, acesse @lubestilo / facebook.com/lubestilo