Por Tamara Lubrano Damianovic

Você se prepara com toda a atenção e cuidado para praticar seus exercícios, escolhe as melhores roupas para estar dentro das tendências e valorizar o corpo malhado (conquistado com tanto esforço!), mas quando chega ao cuidado com os cabelos, você não sabe bem o que fazer, amarra de qualquer jeito e bora treinar. Coitados dos fios, poxa!

Os cabelos sofrem um pouco com os exercícios, principalmente se não forem cuidados devidamente. Mas fique tranquila, porque tenho algumas dicas que vão te ajudar a lidar com os cabelos antes, durante e depois da atividade física. Ah, e mais: colocarei aqui também algumas sugestões de amarrações que vão valorizar o seu look de treino.

Antes, um detalhe: você sabia que o maior inimigo dos cabelos durante o exercício é o suor? Mas esse não é o único vilão dos cabelos saudáveis: a amarração e a perda de nutrientes que acontecem durante a prática de atividade física também contribuem para esse quadro, ressecando os fios e deixando-os opacos e sem brilho. Mas alguns cuidados simples podem te ajudar a minimizar esse problema.

Para começar, a preparação deve acontecer antes de iniciar o treino, protegendo os fios com pequenas quantidades de hidratante como cremes para pentear, acrescentando algumas gotinhas de óleos vegetais. Esses produtos, juntos, vão minimizar o ressecamento dos fios causados pelo suor e combater os radicais livres através da ação antioxidante do óleo vegetal.

Durante o exercício, o cuidado fica por conta da maneira como você prende os cabelos. Aliás, prender os cabelos enquanto se exercita é essencial, né gente! Além de facilitar a execução dos movimentos, tirar os cabelos do contato com a pele do pescoço, ombros e costas protege os fios da ação maléfica do suor. A seguir, algumas dicas para prender seus cabelos:

  1. Opte por amarrar os cabelos no alto da cabeça com rabo de cavalo, coque ou tranças;
  2. Os elásticos mais recomendados para prender os cabelos são os forrados por tecido, para preservar os fios e não permitir que se quebrem;
  3. Importante também é prender a franja para que não “grude” na testa. As opções são diversas: faixa larga ou fininha, tiara confortável, presilhas, grampos ou lenços. Fique à vontade para escolher o modelo que mais gostar – ou usar todos, um em cada dia. Por que não?
  4. As tranças estão arrasando nas academias, estúdios e praias de todo o país. Alguns penteados como tranças embutidas, diversas tranças presas com rabo de cavalo ou até o próprio rabo de cavalo finalizado com trança, são ótimas opções para manter os cabelos presos e preservados durante a prática de exercícios e ainda, estar super estilosa!
  5. E que tal inspirar-se no visual das atletas? Elas estão sempre preparadas para estarem lindas nas competições sem abrirem mão da funcionalidade e da beleza. Escolha sua musa inspiradora e arrase no visual!

Após o treino, os cabelos devem ser lavados e hidratados para retirar o sal do suor que ficou depositado no couro cabeludo e nos fios. Com a lavagem, esse sal é retirado e seus cabelos que voltam a ficar hidratados, fortes e com brilho, prontos para mais uma bateria de treino!

Quer ver alguns penteados incríveis e que são ótimos para serem feitos quando você for praticar atividade física? Confere no link abaixo:
https://www.pinterest.com/tamaralubrano/penteados-para-treino/ .

Você tem alguma dúvida ou sugestão de tema? Entre em contato comigo! A sua dúvida pode esclarecer as dúvidas de outras leitoras do blog também.

*Tamara Lubrano Damianovic é consultora de estilo pessoal e head da LUB Estilo. Para saber mais, acesse @lubestilo  e  facebook.com/lubestilo