Por Tamara Lubrano Damianovic

 

Quantas vezes você chegou na academia para treinar e ao abrir a bolsa, percebeu que, de novo, esqueceu-se do tênis? Ai que raivaaaa!!! Depois de se xingar por 5 minutos ininterruptos, decide voltar para casa porque a final de contas, como vai treinar sem os tênis? Puxa vida! Já foi um desafio tão grande chegar ao final do expediente e conseguir driblar reunião extraordinária, telefonema de cliente, dúvidas do chefe quanto a uma planilha que você entregou há dias… isso sem falar no trânsito que começou logo na saída do estacionamento do prédio e foi implacável até a rua da academia. Isso não é justo! Aí você diz, para evitar passar por isso de novo, vou olhar a bolsa todos os dias antes de sair de casa para conferir se os tênis estão lá… mas esquece de ver se o frasco de desodorante está cheio, se colocou o chinelo e a toalha na bolsa ou se levou o fone de ouvido, já que amanhã é dia de treino aeróbio. Assim, você se dá conta de que todo dia falta um item na sua bolsa. Mas como resolver isso?

Saiba que esse problema tem solução, só requer o mínimo de planejamento. A seguir, te mostro 10 dicas de organização da bolsa de academia. Garanto ser bem mais fácil que fazer um W.O.D no crossfit.

Dicas para deixar sua bolsa de academia a salvo de constrangimentos:

  1. Para deixar sua bolsa mais leve, utilize frascos em miniatura para colocar shampoo, condicionador, cremes e outros líquidos. Esses frascos são vendidos em farmácias, supermercados e lojas de cosméticos. Outra dica é optar por sabonete líquido no lugar de barra, porque o líquido cair no chão vai te trazer menos problemas que a barra de sabonete, concorda?
  2. Mantenha sempre seu chinelo na bolsa da academia e dentro de uma sacolinha plástica. Ao terminar de usar, no vestiário mesmo, seque bem o chinelo com toalha de papel e retorne-o à sacolinha. Este é um item que vale a pena ser usado exclusivamente na academia e nunca sair da bolsa.
  3. A toalha de microfibra é uma bênção na vida de qualquer praticante de atividade física! Seca muito rápido e é leve, por isso é super prática e ocupa pouquíssimo espaço na sua bolsa. Por serem feitas de diversos tamanhos, você pode optar por usar a grande para banho e a pequena para se secar durante a prática de exercícios. Lembre-se de levar um saquinho plástico para colocar as toalhas molhadas.
  4. Saquinhos plásticos ou de TNT para colocar roupas sujas e/ou do trabalho, precisam sempre estar na sua bolsa. Eles servem também para colocar o tênis do treino e underwear. Este é mais um item que vale a pena ser exclusivo para a academia e nunca sair da bolsa.
  5. Logo após terminar seu treino, tire a camiseta e lave-a rapidamente no chuveiro, mas atenção: só vale se a camiseta for de poliamida ou poliéster. Quanto mais rápido você lavar com sabão ou sabonete, mais efetiva será a eliminação de bactérias provenientes do suor que ficam impregnadas na camiseta. Quando demoramos mais de um dia para lavar, as bactérias se instalam no fio do tecido e mesmo a roupa tendo sido tirada da gaveta naquele dia, com perfume de amaciante, ao entrar em contato com o calor do seu corpo, o odor do suor retorna. Aí ninguém merece começar o treino já com odores desagradáveis de suor né?
  6. Para eliminar a umidade dos tênis coloque, após o treino, um sachê de chá da sua preferência dentro de cada pé de tênis. As ervas do chá, além de ajudarem a eliminar a umidade, ainda deixam um perfume de frescor na sua bolsa e no seu tênis!
  7. Ao chegar em casa, tire as roupas usadas e retorne os saquinhos para a bolsa. A seguir, pendure as toalhas de microfibra no varal. Como elas secam muito rápido, antes de ir dormir, já estarão sequinhas e prontas para serem colocadas novamente dentro da bolsa.
  8. Garrafinha d´água, elástico e faixa para o cabelo, meias, underwear, fone de ouvido, bem como os itens de higiene pessoal, podem permanecer dentro da bolsa como backup. São pequenos, leves, ocupam o mínimo de espaço além de serem essenciais ao treino. Neste caso é melhor pecar pelo excesso!
  9. O cadeado para trancar o armário do vestiário nem precisa sair da bolsa! Eis aqui mais um item que é melhor ser mantido exclusivamente para uso na academia.
  10. Verifique a grade de horários de aulas da academia para saber se você está levando os equipamentos corretos para o treino do dia. Levar shorts curtinho de corrida e tênis de alto amortecimento quando o treino é de bike, por exemplo, pode te levar a sentir diversos desconfortos enquanto pedala, além de atrapalhar no seu rendimento.

Da mesma forma que você planeja seus treinos, a bolsa com os itens que você precisa usar merece atenção. Ao tornar esse planejamento um hábito, seus pertences permanecem organizados e prontos para atender às suas necessidades, isso agiliza seu dia a dia e diminui bastante a probabilidade de deixar algum item importante de fora da bolsa da academia. 

 

*Tamara Lubrano Damianovic é consultora de estilo pessoal e head da LUB Estilo. Para saber mais, acesse @lubestilo  e  facebook.com/lubestilo